Segue a lista:
✅ Não fazer o fluxo de caixa: o fluxo de caixa demanda o registro de cada entrada e saída de recursos em um empreendimento. E, como ele é uma poderosa ferramenta de gestão empresarial, abrir mão da sua utilização é incorrer em um sério erro: sem o Fluxo, planejar o futuro da empresa torna-se uma aventura;
✅ Não fazer um demonstrativo de resultados: Como o demonstrativo de resultados permite ao gestor visualizar o resultado líquido de sua empresa em um determinado período, deixar de fazê-lo é seguir em frente sem saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo.
✅ Não utilizar um sistema de gerenciamento financeiro: abrir mão das funcionalidades de um sistema de gestão financeira é virar as costas para possíveis soluções voltadas ao financeiro da empresa.
Com essa ferramenta, é possível lançar despesas e receitas, fazer fluxo de caixa e DRE. Já sem ela, as contas da empresa continuarão em desordem, e o caos só se multiplicará.
✅ Não separar as despesas pessoais das empresariais: esse erro provoca grandes confusões nas finanças de um negócio, sendo outro derivado da desorganização.
Ele acontece quando os recursos que deveriam permanecer no comércio são levados para o pagamento das despesas pessoais do empresário. O que impede uma gestão financeira saudável, e empurra o empreendimento ladeira abaixo;
✅ Não investir em publicidade: deixar a empresa invisível ao consumidor é um erro que, pouco a pouco, vai diminuindo a sua capacidade de manter-se no mercado.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto ou precisar de ajuda…
Entre em contato conosco!
Souza Contabilidade