Índice
ToggleVocê sabe administrar as finanças da sua Empresa?
De inicio pode parecer fácil administrar as finanças da sua empresa, mas no decorrer do tempo percebe-se o desafio que se torna quando o empreendedor não domina certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio, segundo especialistas.
Visando auxiliar na administração das finanças da sua empresa, separamos 5 dicas pra facilitar e organizar esse processo:
1. Educação Financeira
Caso não haja educação financeira na sua vida pessoal, será impossível administrar as finanças da sua empresa. Portanto, mantenha as suas finanças pessoais em dia porque quem não sabe controlar as próprias contas terá muita dificuldade para administrar o caixa da empresa.
2. Demonstrativo de resultados
É necessário acompanhar os resultados positivos e negativos para tomar atitudes de melhorias. Fazendo isso, será possível planejar os investimentos no negócio sem afetar as contas do dia a dia da empresa.
3. Conceitos
Você sabe a diferença de lucro, despesas e investimentos?
Saber esses conceitos é de extrema importância para o seu negócio.
Lucro: É todo saldo positivo do negócio após o desconto de todos os gastos.
Despesas: São todos os gastos relacionados à manutenção como: matéria-prima, salários, gastos de escritório etc.
Investimento: É o dinheiro planejado para ser aplicado para maximizar os lucros da empresa.
4. Termos técnicos
É sempre bom estar ciente dos termos técnicos como o capital de giro e ponto de equilíbrio.
Capital de giro: É um capital disponível para sustentar as operações do dia a dia da empresa.
Ponto de equilíbrio: É aquele momento em que as receitas da empresa são iguais às despesas, ou seja, a operação começa a se pagar, mas ainda não dá lucro.
5. Saber dos Riscos
Um empreendedor de verdade é amigo dos riscos. No mundo dos negócios se você não arisca perde oportunidades únicas de fazer a sua empresa evoluir drasticamente.
O problema que ocorre entre os empreendedores é não aguentar as consequências de um risco.
Até no risco deve-se haver um planejamento, pois se sua empresa está num momento crítico é claro que não se pode arriscar sem conhecer as consequências de um possível erro, não é mesmo?
Saber administras as finanças da sua empresa consiste nesses 5 passos, você precisa dominar esses elementos para aprender então administrar as suas finanças.