Toda empresa ao abrir necessita de um plano de negócios, que nada mais é do que a descrição do empreendimento, bem como todas as etapas: financeiro, estrutural, comunicação e marketing, entre outras.
É uma forma de traçar estratégias que irão te nortear para a abertura e a vida de sua empresa.
Além disso, ajuda na melhor comunicação entre sócios, o auxilia em melhores estratégias para expansão e organização, e até mesmo é importante na captação de novos recursos.
Leve o plano de negócios a sério, ele é um documento. E para elaborar, iremos auxiliá-lo:
1- Faça o sumário executivo.
Nessa etapa você detalhará como será sua empresa, quem são os sócios, qual sua área de atuação e qual seu foco de mercado.
2- Faça análise de mercado.
Já nessa etapa, você pesquisará e especificará como será o seu mercado de atuação, quem serão seus clientes (aqui você definirá seu público alvo ou sua persona), quem serão seus fornecedores e quais são seus concorrentes.
3- Plano de Marketing.
Aqui você definirá qual o preço de venda, estratégias de divulgação e de vendas, especificará quais serão seus produtos e serviços.
4- Plano Operacional.
Essa etapa é a parte funcional de seu empreendimento! Onde será localizado, qual a estrutura física, qual a capacidade de produção e distribuição, quais são os processos para a realização de seu produto ou serviço e quais setores (recursos) sua empresa necessita.
Aproveite para fazer também uma análise de forças e fraquezas de sua empresa.
Dê atenção e importância para todas as etapas e se preciso, revise seu plano!
Se tiver alguma dúvida, conte conosco!