De acordo com dados apresentados pela Ebit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico no Brasil, as vendas pela internet faturaram R$ 19,6 bilhões no primeiro semestre de 2016 representando um crescimento nominal de 5,2% em relação ao mesmo período do ano de 2015. Sendo assim, pode-se afirmar que a crise econômica não chegou ao segmento de e-commerce no país. E você sabe quais os primeiros passos rumo ao crescimento por meio desse modelo de negócio? Veja aqui neste post. Confira!
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ToggleOs números do mercado e-commerce no Brasil
Ainda segundo a Ebit verificou-se uma mudança de comportamento dos clientes consumidores em relação à preferência de produtos comprados. As categorias mais vendidas pelas empresas brasileiras no e-commerce no primeiro semestre de 2016 foram:
- Assinaturas, livros e apostilas – 14%.
- Eletrodomésticos – 13%.
- Moda e acessórios – 12%.
- Perfumaria e cosméticos/saúde/cuidados pessoais – 12%.
- Celulares/telefonia – 9%.
A previsão de vendas até o final de 2016 se mantiveram de acordo com a estimada pela empresa no início do ano: crescimento nominal de 8% comparado a 2015 com faturamento total de 44,6 bilhões. Estimativas animadoras, não é mesmo?
E-commerce: posicionando seu empreendimento no ambiente online!
Diversos empreendedores ignoram a etapa de planejamento antes de iniciarem seus negócios na internet. É importante você saber que posicionar seu empreendimento no ambiente online não significa simplesmente montar uma loja virtual, inserir prontos e ponto final. Vai muito além disso…
Um planejamento de e-commerce passa por etapas e existem vários elementos que você deve levar em consideração. Da mesma forma que um empreendimento físico exige planejamento para ter mais chances de obter sucesso, os negócios online também seguem este mesmo ritual.
Logo, nem cogite a hipótese de abrir sua loja virtual sem seguir cada etapa para tal, caso contrário, infelizmente o seu negócio estará fadado ao fracasso.
E-commerce: o planejamento
Os primeiros passos rumo ao crescimento do seu negócio, conforme mencionado anteriormente, envolvem o planejamento do projeto de e-commerce. Nele você deverá analisar alguns fatores como:
As variáveis do mercado
Análise das variáveis do mercado para checar se sua ideia de negócio é viável dentro do contexto atual do comércio eletrônico.
A plataforma
Escolha da plataforma de e-commerce seja ela Open Source, On-Premises ou SaaS (Software as a Service). Esta escolha é primordial para seu projeto, vez que sua loja online será criada e administrada operacionalmente por ela.
Veja um comparativo entre elas:
Open Source versus On-Premises versus SaaS
Fonte: Vetex
O essencial nesse ponto é você encontrar a plataforma de e-commerce que atenda as necessidades de seu negócio como futuras expansões, recursos tecnológicos e de marketing digital etc.
O marketing digital da loja online
Um planejamento prévio nesse quesito para o funcionamento de um e-commerce é fundamental. A divulgação de sua loja virtual necessita de estratégias de marketing eficientes, dentre elas:
- Técnicas de SEO para otimização do seu site.
- Links patrocinados.
- Marketing em redes sociais que atualmente são canais importantes para o e-commerce.
- E-mail marketing.
Capacitação de pessoal (caso necessário)
Se seu empreendimento já existe fisicamente e for necessário utilizar seus colaboradores para trabalhar no e-commerce prefira contar com aqueles que possuem boa formação em marketing online voltada especialmente para área de web analytics e marketing de busca.
Outros passos extremamente importantes no planejamento de sua loja virtual são a escolha dos sistemas e formas de pagamento, a logística de entrega e a reversa, legislação e tributação.
Portanto, todos estes passos rumo ao crescimento do e-commerce que você acabou de conhecer devem ser seguidos para que seu empreendimento possa crescer de forma sólida, rentável e duradoura.
Sucesso!