Prestar um excelente serviço de atendimento ao cliente pode ajudar sua empresa a manter e principalmente aumentar sua base de clientes. E isso é fundamental para a sobrevivência de um negócio, principalmente em tempos de crise.
Você sabia que pode custar até 10 vezes mais para atrair um novo cliente do que para manter satisfeito um cliente que já está em sua carteira?
Um cliente feliz e satisfeito se torna um cliente leal à marca e sempre retorna para comprar novamente. É por isso que oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente e construir relacionamentos duradouros com cada cliente de forma personalizada é tão importante.
Índice
TogglePor que você deve oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente?
Um excelente serviço de atendimento ao cliente pode ajudar o seu negócio a se manter no mercado e principalmente, ajudar a sua empresa a crescer!
Prestando um excelente serviço de atendimento ao cliente você pode:
- Aumentar a quantidade de clientes em sua base através de uma reputação positiva (Marketing Boca-a-Boca);
- Aumentar o ticket médio gasto por cada cliente, de acordo com a variedade de sua cesta de produtos/serviços. Clientes satisfeitos sempre compram mais;
- Aumentar a frequência de visitas dos clientes ao seu estabelecimento/empresa, e consequentemente, aumentar as possibilidades de novas vendas;
Como saber o que os seus clientes consideram um excelente serviço de atendimento?
Pode ser difícil saber quais os tipos de serviços seus clientes querem de seu negócio, por isso, procurar conhecer seus anseios é tão importante. Para isso, você deve responder às seguintes perguntas:
- Será que eles querem que você realize um contato telefônico após uma compra para saber se conseguiram, por exemplo, instalar um equipamento?
- Será que após uma compra, eles aguardam um contato para saber se estão precisando de sua ajuda?
- Será que gostariam que você oferecesse um programa de fidelidade, para gozarem de benefícios por serem leais a sua marca?
- Será que gostariam de um sistema automatizado de pagamento on-line?
Seja o que for, é importante que você dedique seu tempo para descobrir as expectativas dos seus consumidores quando se trata de oferecer um bom serviço de atendimento ao cliente.
Aqui estão algumas dicas para você conseguir oferecer um excelente serviço de atendimento aos clientes de sua empresa:
- Ouça seus clientes, e mostre que os feedbacks, tanto positivos quanto negativos são muito importantes para sua empresa;
- Certifique-se de oferecer um serviço de atendimento ao cliente qualitativo em todos os aspectos de sua empresa (por exemplo, no retorno aos telefonemas, transações de balcão, acompanhamento pós-venda, etc);
- Transforme isso em uma cultura interna, e procure continuamente maneiras de melhorar o nível de atendimento ao cliente oferecido por sua empresa;
Como você pode melhorar o relacionamento com seus clientes?
Estas dicas são bem legais para ajudá-lo a construir relacionamentos positivos e duradouros com seus clientes:
- Cumprimente seus clientes e aborde-os sempre de uma forma naturalmente cordial e que se encaixe com sua personalidade, preferências e ambiente de negócios;
- Mostre aos clientes que você entende quais são suas necessidades. Por exemplo, se você é um cabeleireiro, ofereça champanhe ou revistas durante a espera de seus clientes;
- Seja útil! Por exemplo, informe os seus clientes sobre eventos importantes relativos ao seu mercado de atuação;
- Mantenha seus clientes conscientes de que, ao fazerem negócio com sua empresa, sempre serão beneficiados;
- Ouça as reclamações dos clientes – você com certeza irá aprender algo sobre seu produto ou serviço que poderá mudar sua história corporativa;
Dica: Demonstre gratidão aos seus clientes por cada interação com sua empresa, sejam elas positivas ou negativas. Mostre que a opinião deles é valiosa e que eles são importantes para o negócio.
O que você e sua equipe podem fazer para melhorar o serviço de atendimento ao cliente?
Se você quiser oferecer o melhor serviço de atendimento ao cliente, você precisará treinar sua equipe, para que os mesmos desenvolvam uma linha de comunicação coerente com os propósitos da empresa e tenham habilidades para se relacionarem sempre de forma positiva com cada cliente antes, durante e no pós-vendas. Você também deve certificar-se de que você tem um padrão de atendimento excelente e é um exemplo a ser seguido por toda a equipe por fornecer um excelente serviço de atendimento ao cliente em todos os momentos de sua jornada de compra.
Procure alinhar com a equipe as seguintes ações:
- Treinamentos constantes são muito importantes para a melhoria contínua da equipe no serviço de atendimento ao cliente, portanto: Treine, treine novamente, e quando achar que já está bom, treine mais ainda.
- Crie um sistema de rotatividade interna com todos os funcionários, para que eles possam aumentar seu conhecimento de outras áreas em seu negócio.
- Incentive e apoie o trabalho em equipe dentro de sua empresa. Uma comunicação eficaz e relações de trabalho colaborativas entre os membros de cada equipe podem ajudar a melhorar a qualidade dos serviços de atendimento aos clientes oferecidos por sua empresa;
- Acompanhe os procedimentos de recrutamento e seleção, e procure sempre contratar pessoas que estejam conectadas com o seu propósito empresarial. Se a pessoa tiver habilidades de atendimento ao cliente ótimo, porém, se a mesma demonstrar um perfil conectado aos propósitos da empresa, mas não demonstrar ter tantas habilidades, lembre-se que você pode treinar essas habilidades e transformar este profissional num excelente colaborador;
Conclusão
Quando se trata de sua empresa, nada fará sentido se você oferecer um péssimo serviço de atendimento ao cliente. Por isso, mantenha essas dicas tatuadas em sua mente para que você possa entender o quão importante é o serviço de atendimento ao cliente para o sucesso do seu negócio. Portanto, certifique-se de que você está oferecendo o melhor serviço de atendimento aos seus clientes, e desfrute de resultados altamente positivos.
Até a próxima!