Ícone do site Souza

5 cuidados na hora de contratar uma empresa de contabilidade

A escolha do parceiro ideal é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Um dos passos considerados essenciais na hora de abrir uma empresa é a contratação do serviço de contabilidade que será capaz de ajudar no processo de legalização e no cumprimento de todas as obrigações fiscais e contábeis.

Porém, diversos micros e pequenos empresários não conseguem ter aquela sensação de segurança nesta etapa, não importa se é simplesmente por não entenderem sobre este tema complexo, ou pelo imenso desejo de se prevenir quanto a qualquer tipo de dor de cabeça no futuro.

Se você está passando por essa situação, não precisa mais de preocupar. Nós vamos te mostrar os 5 cuidados na hora da escolha desse parceiro fundamental para o sucesso de sua empresa!

  1.  Capacidade de atender às demandas

As empresas de contabilidade tendem a oferecer serviços relativos às obrigações:

Veja ao certo do que o seu negócio precisa e os pontos que devem receber atenção redobrada.

Analise, de maneira detalhada, se a empresa de contabilidade possui realmente condições de atender a todas as suas demandas.

Além disso, também é essencial que você saiba se a empresa tem competência para fazer o seu trabalho. Uma boa forma de descobrir é fazer uma pesquisa para conferir se a empresa torna públicos, os nomes e avaliações dos clientes que atende, por exemplo.

  1.  Cadastro no conselho profissional

Para desempenharem suas atividades de forma legal, todas as empresas de contabilidade precisam estar registradas junto ao Conselho Regional e ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

É importante que você saiba que as empresas de contabilidade que realizam trabalho online também podem atuar de forma regular e possuem cadastro nos conselhos da mesma maneira que as empresas físicas.

  1.  Fornecimento de nota fiscal

A empresa de contabilidade que você contratar é obrigada a emitir notas fiscais referentes aos serviços prestados.

A emissão de notas fiscais é o que comprova que a empresa paga os tributos da forma correta, por isso, não tem como depositar sua confiança em uma empresa contábil que não cumpre com as suas obrigações tributárias, certo?

As notas são o que garantem a regularização do serviço e são essenciais para que os clientes consigam confiar sem medo na empresa.

  1.  Orientação sobre arquivamento de documentos

Manter os documentos arquivados é tarefa do seu negócio, mas é dever da empresa de contabilidade dar uma orientação ao empresário sobre o procedimento correto para guardar os documentos e arquivos fiscais.

O seu escritório de contabilidade tem que fornecer orientação sobre quais documentos manter, como, por exemplo:

Além disso, eles também devem dizer por quanto tempo eles precisam ser arquivados.

  1.  Envio de guias de impostos

A empresa de contabilidade com a qual você fechou contrato ou irá contratar envia as guias de pagamento de impostos para que seja possível realizar o pagamento dos tributos?

É fundamental que o escritório contábil mande esses documentos em dia e a tempo para que não haja atraso no pagamento por parte da empresa.

Não é recomendado fazer a contratação de uma empresa que exija que você repasse o dinheiro para realizar o pagamento de tributos.

Por isso, mantenha a garantia de que é a sua empresa a responsável por efetuar diretamente esses pagamentos.

Esses são os 5 fatores com os quais você deve tomar cuidado na hora de contratar uma empresa de contabilidade. Fique sempre atento a tudo isso, pois a contabilidade é extremamente importante para o negócio e ter dados contábeis em equilíbrio é o que garante a vida e o crescimento saudável da sua organização.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente! Será um prazer ajudar você!

Sucesso!

Avalie este post post
Sair da versão mobile