Uma vez definidas as estratégias de vendas, o MEI deverá concentrar esforços nos controles de compras e de estoques, pois comprar bem e ter um bom gerenciamento é vital para o seu negócio.
Além do MEI ter um limite de compras em até no máximo 80% do valor de seu faturamento anual, acumular estoque pode significar que você investiu seu lucro em mais mercadorias.
Segue algumas dicas:
1- Controle de Compras
Nem sempre o menor preço significa o menor custo! Verifique junto ao fornecedor outros valores inclusos nas mercadorias como fretes, seguros, impostos ( IPI, ICMS Substituição Tributária na compra fora do seu Estado).
2- Pesquisa de Preços
Solicite ao menos 3 orçamentos com diferentes fornecedores para o produto que você deseja comprar. Essa é uma ótima oportunidade para fazer parcerias justas.
3- Média de Vendas
Verifique a média de vendas por produto em determinado período que pode ser por dia, semanas ou mês. Aqui está uma oportunidade de observar como se comporta seu cliente nas sazonalidades, como Dia das mães, Dia dos namorados, festas, etc.
4 – Estoque mínimo
A partir da média de vendas e do prazo médio de recebimento de compras, o MEI deverá estabelecer estoque mínimo para o seu negócio, onde não haja falta de mercadoria e também haja espaço para novas oportunidades e novidades atrativas ao seu cliente.
Tenha sempre em mente que o sucesso de sua empresa depende da combinação de fatores. Assim é preciso dedicar atenção a todas as áreas do seu negócio.
Se precisar de ajuda, conte conosco! ✅
Instagram:
@souzacontabilidademg
@contadora.alissanesouza